quinta-feira, 2 de julho de 2009

Confiar em Deus

Olá Filho!

Bem, tenho algumas histórias pra contar...

Quando eu era pequeno, meus pais sempre se preocuparam muito com as minhas amizades. Na época eu não entendia isso, não via problema em certas amizades porque não tinha experiência e só pensava no momento. Como toda criança ou adolescente, eu não pensava nos impactos futuros de uma má amizade. Bem, depois de um tempo, eu entendi que as pessoas quando se relacionam umas com as outras sempre influenciam e se deixam influenciar. Então, boas amizades te darão bons conselhos e te influenciarão positivamente, na maioria das vezes. É como diz em Provérbios, há amigos mais chegados que irmãos.
Porque eu estou falando isso tudo? Bem porque você nem nasceu ainda e já te vejo como meu amigo, além de meu filho, claro! E, enquanto meu amigo, você já tem me ensinado muitas coisas. Em especial, tem ajudado a tratar uma área da minha vida espiritual, que ao meu ver é uma das mais difíceis e paradoxais na vida cristã: O confiar em Deus.
Os leitores devem pensar, mas como pode ser difícil confiar em Deus se Ele nunca falha? Pois é. Esse é o paradoxo!

Ele não falha.
Ele é o mesmo ontem hoje e sempre.
Ele não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa
É fiel.
É poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos através do poder dEle que opera em nós.

Depois dessas verdades bíblicas, a gente pode facilmente concluir que o problema não está nEle. Mas em nós, pra variar. Isso mesmo, no ser humano. Talvez porque quando a gente se relaciona com Deus muitas vezes o confundimos com nossos relacionamentos terrenos. Atitude natural, até pela liberdade conquistada para nós pelo Seu filho, Jesus, que ao morrer na cruz nos deu livre acesso ao coração do Pai. Os nossos relacionamentos humanos são tão corruptíveis quanto o próprio coração humano.
Ah, deixa eu abrir um parêntese no texto. Quando eu falo confiar em Deus, deixa eu explicar o que isso significa e as implicações para não haver confusão. Confiar em Deus é entregar uma situação, a vida, a Ele e saber que por mais difícil que a caminhada possa ser não há lugar melhor do que estar no centro da vontade de Deus. É algo como Abraão, que escutou do Senhor "Abraão, sai da tua casa, da tua parentela e vai para uma terra que te mostrarei". Perceba, que Deus manda ele sair e não diz pra onde vai. Eu confesso que na minha insignificância e fraqueza, eu pensaria será que lá vai ter Internet? Será que vou poder entrar no meu Gmail e ver meus amigos no Gtalk? Pois é, Abraão não, ele simplesmente pegou "seus mijados" e saiu. Ele deve ter tido dúvidas mas sabia que estar no centro da vontade de Deus é o melhor lugar. Tenho plena certeza que essa atitude de Abraão, não se deu por ele ser um homem diferente de mim, diferente de você que lê esse texto. Porque Deus não escolhe capacitados, antes capacita os escolhidos. Toda a glória é dEle, somos apenas como ferramentas, como barro na mão do oleiro. Certamente se o chamado fosse pra mim, ele me capacitaria de tal forma que Internet, Gmail e Gtalk, ou qualquer outra coisa não seria importante.
Confiar em Deus, vai além! É saber esperar o momento dEle de agir. É negar a si mesmo, tomar a cruz e seguí-lo. Saber que quando em Romanos, Paulo fala que "tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus" ele quer dizer que Deus tem o melhor pra gente, mas é Ele que sabe. Não podemos querer controlá-lo ou determinar, ordernar as coisas. Somos servos! Ele é Senhor! Ele tem o controle de tudo. Se as ações de Deus fossem depender diretamente do que pedimos... misericórdia Senhor! Confiar em Deus é saber esperar o momento dEle. Como, por exemplo, Saul não esperou e foi, transgredindo a lei, consultar um médium, não esperando a resposta do Senhor. E agora eu lembro de uma música (baseada em Provérbios 16) do fantástico Sérgio Pimenta que diz.. "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor". Ah! Se soubéssemos esperar a vontade de Deus e não pôr os pés pelas mãos, nas nossas decisões. Ah! Se confiássemos em Deus como Jó, que ao perder todos os bens, sua família e estar acometido pelas piores enfermidades que se tinha nóticia naquela época, eleva os olhos ao céus e brada: "O Senhor deu, O Senhor tomou. Bendito seja o nome do Senhor!"
Outro ponto importante a ser esclarecido é que depositar confiança em Deus é acreditar que ele pode mudar sua vida. Conduzí-la melhor. Fazê-la melhor! E isso é o maior milagre. O milagre da vida. O milagre da transformação do coração humano. Da santificação diária. Do perdão sem fim. O milagre da reconciliação de Deus com os homens através do amor de Cristo que se dá por nós. O milagre dos relacionamentos refeitos. De casamentos reatados. De pais e filhos que fazem as pazes. Da restauração do amor. Não falo de milagres como enriquecimento, muitas vezes, ilícito. Deus pode abrir as portas do céus e derramar bençãos (ou dinheiro) sem medida? Pode! Ele é soberano. Eu, que nada sou. Mas saiba que a preocupação de Deus não é com que tenhamos dinheiro. Jesus diz na oração sacerdotal, lá em João 17, que o nosso reino é outro, pede que Deus nos proteja nesse mundo mas deixa claro que não pertencemos a essa nação corrupta, e isso não se restringe ao Brasil. Nossa pátria é o céu. O que lemos na bíblia é que aquele que o segue, não mendigará o pão, não passará fome porque Deus o suprirá. Tudo o mais que temos são bençãos dele, de fato. Mas isso não pode ser objeto de busca. A palavra nos manda buscar o reino de Deus, e diz que todas as demais coisas serão acrescentadas. Pois é, a teologia da prosperidade é TUDO... menos bíblica.
Por que eu falo isso tudo? Porque sua gestação filho, por mais que esteja tranquila e tudo dentro da normalidade, graças a Deus, tem sido um momento de grande aprendizado pra mim. Deus tem me ensinado a confiar nEle, através da sua gestação. Quem me conhece sabe que eu sou altamente metódico. Em tudo que faço eu procuro antever os problemas que posso ter e já ter medidas "na manga" para mitigar ou resolver caso eles apareçam. Uma contínua análise de riscos. Na criação da vida eu não tenho como fazer nada além de confiar em Deus. Não existem medicamentos, ácido fólico, complexo vitamínico Materna, exames de translucência nucal, ou qualquer outra coisa que possa fazer o papel de Deus na formação do ser humano. Apenas confiar em Deus! Ele que é o Autor da Vida. Eu sou apenas obra de suas mãos a quem ele acolheu e adotou como filho através do sangue de Jesus, na cruz. De fato, Deus tem me ensinado a confiar nEle, a ser cuidadoso, a ser participativo da gestação, buscar entender tudo que está acontecendo mas saber que no fim de tudo... Deus é quem guarda. O Senhor é quem cuida. E aí me vem outro salmo a mente.."Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela"

Eu precisava dizer isso, pois as palavras do homem são momentâneas. Diferentemente da palavra do Senhor que é viva e eficaz. Daqui a uns meses, eu talvez não saiba definir o que sinto hoje com tantos detalhes. Mas já está aqui registrado, e um dia leremos isso juntos, se o Senhor permitir. Pela fé, eu digo: Eu confio nEle. E você?

Vovó, confie em Deus. Fé nEle, e somente nEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário