segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Menino ou menina? Felipe ou Ester?

Filhote,

Há muito tempo, sua mãe e eu, já pensávamos em um nome para lhe chamar. Obviamente pensando nas duas possibilidades: um filho ou uma filha.
A idéia era que em caso de menina mamãe resolveria. Se fosse um garotão, papai resolveria.
Obviamente seria algo em comum acordo porque papai e mamãe sempre resolvem juntos. E quando você estiver aqui, também participará de nossas decisões.

Pois bem, mamãe desde sempre decidiu por Ester. Papai tinha uma queda por Davi, mas seus tios Hélio e Helena tiveram um filhinho, Davi, recentemente. Ele será seu amiguinho. Depois de um tempo, papai decidiu por Felipe. Então papai aprovou o nome de mamãe e vice-versa.

Ester e Felipe, filhote, foram pessoas muito importantes da bíblia. A bíblia é um conjunto de livros que juntos formam a Palavra de Deus. Ela é regra de fé e prática para aqueles que o seguem.

Ester era uma judia orfã, criada pelo seu tio, um judeu de nome Mordecai. Ela utilizou de sua beleza e caráter, dons concedidos pelo Senhor à ela, para defender seu povo. Ela se tornou rainha. Seu nome hebraico é Hadassa. Sendo Ester, que significa estrela, seu nome persa.
Ester teve fibra e coragem para adentrar no palácio do rei, correndo risco de morte, afim de que o rei ouvisse sua petição. Embora o rei tenha oferecido até metade do reino a ela, seu interesse era apenas na proteção de seu povo e não em bens materiais. Quando você crescer um pouquinho mais, poderemos estudar isso juntos na bíblia. Tem um livro todinho, com o nome Ester, que conta a história.

Quanto à Felipe, temos dois homens muito importantes na bíblia. São chamados de Filipe, mas optamos pela variação Felipe, por ser comum nos dias atuais e acharmos mais bonito.
Temos o Felipe apóstolo, nascido em Betsaida, cidade da Galiléia. Homem escolhido por Cristo, que andou com ele testemunhando não apenas dos milagres mas também dos sofrimentos. Você verá que é bem diferente dos "apóstolos" de hoje em dia, que usam o nome sem reverência nenhuma com seu significado e importância. Dizem alguns historiadores que ele teria levado o evangelho à região da Palestina, Grécia e Ásia menor além de ter se casado e ter duas filhas.
O Felipe diacóno é descrito como "homem de boa reputação, cheio do Espírito Santo e de sabedoria" no livro de Atos dos Apóstolos. Quando a perseguição assolou os cristãos ele foi levar o evangelho à toda a região da Samaria. Muitos vieram a crer por intermédio de sua pregação e, obviamente, do poder de Deus. Depois se estabeleceu em Cesaréia onde foi chamado de Felipe, o evangelista, e hospedava Paulo e Lucas em suas viagens por aquela região. Tinha quatro filhas profetizas que espalhavam o evangelho juntamente com ele.

Estamos bastante ansiosos para saber se Deus mandou pra gente um menino ou uma menina para não chamarmos mais de filhote, bebê, menino, menina, por mais que sejam nomes carinhosos. Queremos chamá-lo pelo nome.

Nosso Felipe ou Nossa Ester.
Nossa Ester ou Nosso Felipe.

Te amamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário