sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nona Semana Gestacional?

Olá Filhote!

Pelas nossas contas você já estaria entre a 10a e 11a semana de gestação. Na realidade há um pouco de confusão nessa contagem. Ela é feita de acordo com o último ciclo menstrual da mamãe (que no caso daria as 11 semanas), mas no ultrassom de acordo com o seu CCN (comprimento cabeça-nádegas) é possível apontar um valor mais preciso da fecundação (o momento que o espermatozóide de papai encontrou o óvulo de mamãe e o fecundou). No nosso caso a diferença entre a nossa contagem e a contagem da ultrassom é entre 1 ou 2 semanas. Então optamos por contar pela ultrassom e a medida que formos realizando os próximos exames pode ser que essas contagens se igualem.
Pois bem, há um tempo atrás inserimos no blog um gadget (uma espécie de utilitário) que além de dizer quantos dias faltam, teoricamente, para o parto (ainda de acordo com a 1a ultrassom) mostra em que semana a gestação está e o que está acontecendo em você na semana atual.
Clicando na imagem é possível ter essa notícia em inglês. Masssss, para facilitar e também para registrar os marcos semanais (ou seja os seus aniversários semanais de gestação), sempre que a figura mudar nós faremos um resumo, bem sucinto, do que está acontecendo no seu corpo ainda informe.
A começar por hoje.....

Acontecimentos da Nona Semana Gestacional

Enquanto os fortes enjôos que mamãe sentiu na semana passada já passam, ficam leves e sem necessidade de tomar remédio algum (importante lembrar que o certo é Dramin B6, Plasil pode fazer mal pra gravidez), você vai se desenvolvendo na barriguinha da mamãe.
Atualmente você tem o tamanho mais ou menos de 1 polegada (2,5 cm, ou seja você cresceu em 1 semana de um caroço de feijão para uma azeitona!) e pesa aproximadamente 2 gramas. Parece nada se olharmos apenas esses valores sem saber que cerca de 50% dos seus orgãos já estão desenvolvidos (pâncreas, estômago, coração, fígado, e provavelmente outros). Também já possui os tubos por onde vão nascer os cabelos (ainda que você possa nascer carequinha ehehe) e os mamilos definidos. Nessa semana você começa a tomar um formato mais humano. Já começa a ter aparência de bebezinho mesmo. Até chegar na 12a semana, tornando-se oficialmente, um feto (deixando de ser embrião) e aí só ficar crescendo e ficando fortinho na barriga de mamãe. Importante lembrar que apartir da 12a semana o risco de aborto espontâneo diminui em 97% (ou até mais dizem alguns estudos).
Nessa semana marca-se o desenvolvimento da genitália. É bom lembrar que o sexo já está definido desde a fecundação pois o que define é qual dos tipos de espermatozóides de papai fecundou o óvulo de mamãe. Caso tenha sido um espermatozóide XY, será um menino, será Felipe. Do contrário, sendo um espermatozóide XX, será menina, será Ester. A partir da 16a semana as chances são altas de se descobrir o sexo em um exame de ultrassom. A nossa próxima será entre a semana 12 e 13 (19/03/2009). Dificilmente dará pra ter certeza, mas o médico já poderá arriscar um palpite dependendo do que ele veja!
Bom é isso!

Amamos você, filhote!


Nenhum comentário:

Postar um comentário