sexta-feira, 8 de maio de 2009

Décima Nona Semana Gestacional

Filho,

Chegamos quase na metade da gestação. Considerando uma gestação de 40 semanas, falta 1 semana para chegarmos a metade. Mas, se levarmos em consideração que a maioria dos bebês nascem com 38, 39 semanas estaríamos em 50% do processo :))
Bem, a ansiedade continua grande. Mas, pelo fato de estarmos organizando o quartinho, comprando as suas bugigangas, pensando em como fazer as coisas , e etc isso ajuda a ocupar a mente e dá a sensação de que o tempo engatou pelo menos uma terceira (era bom que engatasse uma quinta marcha e chegasse logo!!) e começou a andar mais rápido.
No fim de semana passado estavámos em Caruaru e... cá estamos nós três novamente. Papai está fazendo um trabalho aqui pela região e por isso viemos também nesse fim de semana. Por falta de tempo, não conseguimos ainda fotografar as coisas que compramos e do presente que ganhamos de tia Bela e tio Roger. Essa semana vamos tentar pôr o papo em dia aqui no blog.

Vamos ao que interessa... a décima nona semana gestacional!!! :)

Filho, você continua ganhando peso para poder lhe esquentar quando você sair da barriguinha de mamãe: o forninho. :)
Esse ganho de peso, essa semana, começa a formar o tecido adiposo multilocular (conhecido como "gordura marrom").
Nessa semana também aparece o vernix, um revestimento branco leitoso, que protege a pele evitando problemas que poderiam acontecer pelo contato de sua pele com o líquido amniótico.
Abaixo do vernix, ainda existe uma camada suave e fina de pêlo, chamada lanugo que agora cobre todo o seu corpinho e serve para mantê-lo em uma temperatura ideal para seu desenvolvimento.
É comum a solicitação de um exame de ultrassom para verificação do segundo trimestre. Normalmente ocorre entre 18 e 22 semanas de gestação. Como fizemos uma no fim de abril com 17 semanas, agendamos a próxima para o fim do mês. Estaremos entre 21/22 semanas de gestação e será feita a ultrassonografia morfológica. Essa demora bem muito e poderemos ter um vídeo bem longo seu para ficarmos assistindo e babando :))
As medidas aqui informadas de peso e tamanho são para casos genéricos, apenas nas semanas que temos ultrassom é que poderemos ser específicos e dar suas medidas, filhote! :)
Nessa semana o tamanho fica entre 15 e 16 cm e o peso ainda está na faixa de 250 a 320 gramas.

Não é fantástico ver a mão de Deus em cada mudança, em cada detalhe, em tudo que vai acontecendo? Pois é, resta-nos agradecê-Lo por isso! Obrigado, Senhor!

Filho, te amamos! Cada vez mais... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário